Walter Núñez Martínez
Todo instrutor de Aikidô deve ter passado, vez ou outra, pelo problema que é definir no que consiste o Aikidô. A complexidade do tema é imensa, uma vez que a ideia contida no Aikidô remonta a princípios filosóficos e religiosos. Morihei Ueshiba Sensei era um homem profundamente ligado à religião e via no Aikidô um meio de reconciliar todos os homens: “Aikidô é a arte da reconciliação. O homem que deseja brigar perde sua ligação com o Universo – e aquele que tenta dominar as pessoas termina dominado. Nós estamos aqui estudando a arte de resolver os conflitos e não de iniciá-los.” (MORIHEI UESHIBA, O-SENSEI, O FUNDADOR DO AIKIDÔ)
Quem se restringe a vislumbrar no Aikidô simplesmente uma arte marcial como tantas outras originárias do Oriente – e, em especial, do Japão – estará incorrendo num erro na visão de muitos mestres, pois a carga significativa do Aikidô (em Português: Caminho da Energia Harmonizada) vai muito além desse enfoque: “A arte marcial é só um subproduto do Aikidô e não é o mais importante.” (KEIZEN ONO SHIHAN)
Como definir Aikidô para um ocidental que desconheça a cultura japonesa? Isso seria impossível, pois essa arte é fruto dessa cultura e só pode ser explicada dentro desse contexto cultural. A procura oriental do verdadeiro caminho do Budô recai na compreensão ampla do ser humano e do Universo. Não podemos ser perfeitos se buscamos a destruição do outro, por ser também ele parte da Natureza. Daí a necessidade de um profundo conhecimento do outro e de si próprio, e de uma constante busca de integração com o Universo: “Aikidô é o poder da harmonia, de todos os seres, todas as coisas trabalhando juntas.” (KISHOMARU UESHIBA SENSEI)
Os movimentos circulares do Aikidô fazem com que nos sintamos parte desse Universo, em que tudo coexiste num absurdo caos harmônico, movendo-se dentro de trajetórias circulares, desde os elétrons ao redor do núcleo do átomo, até os planetas ao redor das estrelas e estas dentro das galáxias: “Nossos corpos são compostos do pó das estrelas. Os mesmos átomos que constituem as estrelas formam nossos corpos. Nós somos filhos das estrelas, e as estrelas são nosso lar.” (CARL SAGAN)
Nunca uma filosofia de vida esteve tão próxima da Ciência! Apesar de sua origem bastante intuitiva, o Aikidô obteve um grau de importância inigualável no equilíbrio harmônico entre as coisas, as pessoas e as ações. A busca da excelência no Aikidô se confunde com a necessidade humana de buscar a perfeição, ainda que isso seja um ideal totalmente utópico: “Eu já sentia que alguma coisa dentro Aikidô estava além da técnica corporal. Então pesquisava e procurava por isso. Qualquer movimento da vida diária, sem querer, eu ligava com essa parte. Ainda hoje procuro e engatinho, para chegar ao caminho que O-Sensei ensinava e nos deixou.” (KEIZEN ONO SHIHAN)
Se limitarmos o Aikidô ao treinamento físico, teremos uma forma talvez repleta de beleza, porém sem o seu respaldo espiritual; é bastante lógico que alguém que busque somente o conjunto das técnicas do Aikidô não seja chamado de aikidoísta. O Aikidô resume em si o conjunto das técnicas, o ideal de harmonização entre os homens – e destes com a Natureza – e a busca de um estágio superior de desenvolvimento humano: “Isso é minha mensagem para todo aikidoísta: procurar o que a Humanidade precisa. Dentro do ensinamento do Aikidô, a verdade não é derrubar ou derrotar o parceiro, é construir a Humanidade. Isso é o fundamental do Aikidô, isso é o que devemos treinar e não esquecer.” (KEIZEN ONO SHIHAN)
Obrigado pela publicação de meu texto, Kawahara Sensei! Foi escrito de coração, a partir do que aprendemos de nosso querido Mestre Ono. Espero que essas poucas palavras possam ser de alguma utilidade a quem se interessa pela nobre arte do Aikidô! Um grande abraço!
Olá Walter Sensei. Nós é que agradecemos pelo excelente texto e colaboração. Um grande abraço.
Disponha, Sensei! Mas agora eu tenho é que mostrar mais é no tatame mesmo, né? Grande abraço!
É fantástico ver como o homem tem ferramentas que podem ajudá-lo a ser um elemento integrado e uno com a natureza e com o próprio homem.
Pois é, amigo… Precisamos é procurar sempre essas ferramentas! Um grande abraço!
Fantástico! Parabéns!
Obrigado, Sensei! Apareça para treinar conosco! Um grande abraço!
Grande Walter sensei! Parabéns pelo texto e pela extrema sensibilidade que ele traz, no que tange à arte marcial desenvolvido pelo “O SENSEI”! Abraços
Cremona
Obrigado, Cremona Sensei! Vindo de você, o primeiro amigo a me mostrar o Aikidô, fico muito contente com o comentário! Um grande abraço!
Olá Walter, “Os maiores enigmas do universo se escondem dentro de cada ser humano” O seu foi relvelado no seu texto.
Abraços João Luiz
…sempre com o precioso auxílio de pessoas como você, um autêntico amigo de todas as horas! Volte logo aos treinos! Um grande abraço!
Um texto que revela a sabadoria do Aikidô de forma simples e ao mesmo tempo profunda: “A procura oriental do verdadeiro caminho do Budô recai na compreensão ampla do ser humano e do Universo. Não podemos ser perfeitos se buscamos a destruição do outro, por ser também ele parte da Natureza.” Parece tão fácil, óbvio, e estamos tão longe dessa verdade… Adorei o seu artigo.
Obrigada.
Pois é, amiga, assim é o Aikidô: simples e muito profundo! Uma autêntica harmonização com a Natureza! Muito obrigado pelo comentário! Bjs!
Parabéns Sensei!
Concordo plenamente com tudo o que o senhor escreveu, a sua evolução espiritual aliada com a sua excelente técnica lhe fazem um verdadeiro instrutor de Aikido.
Só tenho que lhe agradecer por tudo o que o senhor vem me ensinado.
Obrigado,
Eu é que tenho de lhe agradecer por toda a espiritualidade que você tem trazido aos nossos treinos, amigo Rodrigo! Um grande abraço!
Parabenizo pelo texto Sensei!
Foi muito bem redigido este texto com as devidas colocações no ser humano na constante de um aprimoramento aliado a técnica com a sua forma de beleza não se esquecendo do lado espiritual e suas interações regidas pelo universo conspirando sempre a favor. Só tenho a agradecer pelo brilhantismo de seu artigo que contribui para nós tambem na arte do ensino. Grato.
Muito obrigado, colega! Se eu conseguisse traduzir em palavras tudo o que o nosso querido Shihan nos tem transmitido, ao longo de todos esses anos de convivência com a pessoa iluminada que ele é, garanto que seria um texto muitíssimo mais brilhante! Um grande abraço!
Lindo texto!
Parabéns Walter Sensei!
Obrigado, Tiago! Sei que possuímos muitas ideias em comum… Um grande abraço!