Saímos para as ruas de manhã já prontos para a visita ao Hombu Dojo que seria à tarde, devidamente trajados para a ocasião, os homens de terno e gravata. O sol deu as caras, mas o vento continuava gelado. Ono Sensei levava sua câmera Nikkon, que saíra do Japão há mais de 30 anos como a mais avançada da época, nem estava nas prateleiras ainda. Paramos várias vezes no caminho para apreciar as flores de cerejeira que estavam ainda muito bonitas, apesar de já ter passado a floração plena, pois as folhas já começavam a brotar e as flores a cair.
Visitamos a loja da Iwata Shokai, que faz Dogis e Hakamas com o simbolo do Aikikai. Como é uma marca bem conhecida dos praticantes de Aikido, imaginava uma grande loja. Foi uma surpresa encontrar uma casa no endereço. Mas fomos atendidos com bastante atenção e solicitude, inclusive por uma senhora de 89 anos, creio que uma das donas, com que Sensei conversou animadamente. Após o almoço, nos dirigimos ao Aikikai. Seki Shihan marcou um encontro do Sensei com o Doshu para as 14h, indo nos encontrar na estação do metrô Wakamatsukawada e nos levando para o Hombu Dojo.
Lá Ono Sensei conversou com o Doshu acompanhado pelos membros da comitiva, e onde tivemos permissão para treinar durante nossa estadia. O Doshu convidou o Sensei a participar de uma cerimônia no Aiki Jinja que será realizada no final do mês de Abril.
À noite, encontramos com Hidekichi Hashimoto, um antigo aluno do Sensei que já está morando há mais de 20 anos no Japão. Ele nos levou para jantar com um do s presidentes da Brastel, Wilson Kawai, companhia cuja maioria dos funcionários são brasileiros e que é muito bem sucedida, se encontrando em plena expansão, no Yoshiba, restaurante que era um antigo local de treino de sumitoris (lutadores de sumos), local bem conceituado, que já apareceu em alguns artigos de revista e que serve o tchanko, tradicional comida dos lutadores.
Por favor postem mais fotos da visita ao Hombu Dojo.
Grande abraço!
Espero encontrar o Ono sensei no Hombu dojo estes dias, ja que estou indo ao Brasil na sexta-feira, dia 16 de abril…
Sabe-se ate quando o Ono sensei e a comitiva vao ficar no Japao?
Sera que eles vao treinar todos os dias no Hombu dojo?
Abracos,
Valery
Por sinal, vou ao Hombu dojo tres ou quatro vezes por semana. O meu numero de telefone e o: 080-3171-8804
Haveria como comunicar esse numero ao Ono sensei ou alguem do grupo de visitantes do Brasil?
Um abraco,
Valery
Ola Valery, tudo bem?
Estarei passando o numero para o Sensei e devemos entrar em contato com vc.
Um abraco
Obrigado Rubens!
Estou bem, apesar de andar um pouco cansado ultimamente.
Parece que tudo o mundo resolveu vir ao Japao na mesma epoca: o meu primo da Franca, amigos aikidoistas da Franca e o Ono sensei do Brasil…
A semana que vem vai ser bem cheia…
Novamente, agradeco a sua gentileza.
Um abraco,
Valery
Olá a todos, como estão?
Sou um aluno antigo da APA, meu nome é Christian e muito provavelmente as pessoas me conhecem agora como filho do Teruo, que treina semanalmente com a Lila Sensei.
Estou morando e estudando na Austrália há mais de um ano, e no final desse mês (mais exatamente do dia 29 até o dia 4 de maio) serei mais um a dar uma passada no Japão também. Seria uma grande honra poder encontrar a comitiva por lá, caso seja possível claro.
Um grande abraço ao sensei e a todos os colegas de academia!
Christian